Burel Factory

Numa altura do ano em que metade do país está ou anseia estar na Serra da Estrela, apetece-me falar-vos de uma fábrica de lanifícios serrana que produz algo que, para além de genuinamente tradicional, é especial. Refiro-me à Burel Factory.

Comecemos pelo início, o que é o mesmo que dizer, comecemos pelo burel. Então é assim, “o burel é um tecido artesanal português, de origem serrana, totalmente feito de lã. Depois de carmeada e cardada, a lã transforma-se em mecha. A mecha é torcida na fiação e transforma-se em fio. Este passa pela urdideira originando a teia. O tear transforma a teia em xerga. A xerga passa pelo batano e por outros tratos e transforma-se finalmente em burel.”

Prossigamos agora falando de vontade, mas daquela especial, porque faz acontecer. Pois bem, a Burel Factory nasceu do desejo de combinar o burel e a arte dos tecelões tradicionais, com o design contemporâneo, para assim criar peças e soluções de decoração bem como acessórios para vestir ou usar.

A história termina com estes bancos, bancos ovelha, almofadas e fundos de cama da Burel Factory. Únicos e bonitos.

Também gostam?...








Bancos, Bancos ovelha, almofadas e fundos de cama da Burel Factory, integrados em projetos de decoração de interiores assinados pelo atelier de Lígia Casanova.

Comentários