Pela ilha de S. Miguel! > zona centro

(2º dia de um roteiro de 3/4 dias que começou aqui)

Zona centro

Sai de Ponta Delgada em direção à Lagoa do Fogo. Aprecia as vistas sobre a lagoa a partir dos dois miradouros que encontrarás pelo caminho. Ambos dar-te-ão perspetivas diferentes mas igualmente formidáveis!

Prossegue em direção à costa norte parando no Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha. Adquire o ingresso, entra, deslumbra-te com a vegetação exótica e aprecia o funcionamento das caldeiras. Toma banho nas duas piscinas de águas termais que por lá há. Não sejas vaidos@, a temperatura elevada da água e as suas caraterísticas férreas impõem que uses um fato de banho velho!

Uma vez na costa norte, o restaurante da Associação Agrícola de S. Miguel, perto da Ribeira Grande, é uma boa opção para almoçar. Não é barato mas é uma aposta segura quando se trata de comer um bom bife regional. Além de que oferecem livros e lápis de colorir para entreter os miúdos durante a refeição!

Dirige-te para este, em direção a Porto Formoso. Visita uma das duas fábricas de chá existentes, Porto Formoso ou Gorreana, e abastece-te do melhor chá açoreano. Compra-os aqui pois são significativamente mais baratos do que no resto da ilha. As visitas são grátis.

Regressa a Ponta Delgado e explora a cidade. A capital dos Açores não é particularmente bonita mas tem uma frente de mar que convida a um passeio de gelado na mão, uma igreja matriz com lindos detalhes manuelinos e, na sua proximidade, inúmeras estufas de ananases que podes visitar.

A Taberna do Açor, mesmo no centro da cidade, é uma boa opção para o jantar, caso gostes de tábuas e petiscos. Pede a alheira da ilha de Santa Maria e não te arrependerás! E claro, acompanha a refeição com Frei Gigante ou qualquer outro bom vinho da Ilha do Pico.

Na Lagoa do Fogo...




A caminho da Caldeira Velha...


Na Caldeira Velha...





Na fábrica de chá Gorreana...




Comentários