Mindful...quê?...

Não tenho como intenção promover a prática de mindfulness - sobre a qual sei aliás muito pouco - mas parece-me inequivocamente benéfico, para o corpo mas também para a mente, termos uma maior consciência quanto à alimentação que fazemos. Não se trata de nos pormos fit para o verão, trata-se sim de decidirmos de forma absolutamente consciente quanto ao que pomos no prato. De estarmos disponíveis para as sensações que cada alimento nos oferece e atentos ao modo como o nosso corpo responde - com um sentimento de fome ou de saciedade - a cada um deles.

Seguir uma “alimentação consciente” envolve, entre muitas outras coisas, criar novos hábitos alimentares. Escolher alimentos diferentes e experimentar outras técnicas de cozinha fazem, naturalmente, parte deste longo processo.

Foi com todas estas ideias a fervilhar dentro da minha cabeça que me inscrevi no workshop de cozinha vegetariana que o Work Espaço Criativo promoveu há dias. Na verdade, o objetivo não era o de aprender a cozinhar prescindindo de alimentos de origem animal, a intenção era tão só o de criar pratos saudáveis pondo de lado a carne e o peixe.

Deixo-vos com uma das receitas que o (competente e muito simpático!) Chef Miguel Mesquita partilhou connosco. Ora digam lá se é ou não uma boa opção para uma merenda de praia ou piquenique!




Hambúrgueres de falafel com harissa

Ingredientes:

Falafel
400 gr. de grão de bico cozido em frasco/lata
1 dente de alho
salsa q.b.
1 cebola vermelha pequena
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de sementes de coentros
1 colher de chá de harissa (pasta de especiarias usada na gastronomia do norte de África que poderás encontrar, por exemplo, no ECI)
2 colheres de sopa de farinha
sal q.b.
azeite q.b.

Para as sanduíches
Pão pita q.b.
Mistura de alfaces para salada q.b.
Rodelas de pepino q.b.
Cebola roxa q.b.

Para o molho de iogurte
1 iogurte natural
hortelã q.b.
sal q.b.

Modo de fazer:
Pré-aquece o forno a 180° C.
Escorre e seca bem o grão de bico, reservando a água.
Coloca num robot de cozinha o grão de bico, o alho, a salsa, a cebola, as especiarias e a farinha.
Tritura tudo até obter uma pasta. Se necessário for, junta um pouco da água reservada para que a pasta se torne menos densa. Tempera com sal.
Retira e molda os hambúrgueres com ajuda de um pouco de farinha para que não se colem às mãos.

Coloca os hambúrgueres num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tempera-os com um fio de azeite e leva-os ao forno até ficarem dourados.
Serve em pão pita com mistura de alfaces, pepino e cebola roxa.

Coloca o molho de iogurte sobre o hambúrguer ou à parte, conforme tua preferência.





Comentários