Sabes onde fica o futuro?

Vamos a factos, no campeonato dos agentes que têm contribuído para a crescente dinâmica cultural do Porto, a Misericórdia do Porto soma e segue.

Se não vejamos, à conta da Misericória, temos hoje, de portas abertas, o MMIPO; duas Bibliotecas, localizadas no Centro Hospitalar do Conde Ferreira e na Casa da Prelada; um Arquivo Histórico, aberto a investigadores e ao público em geral, a funcionar na Casa da Prelada também; além de uma agenda de iniciativas culturais incluindo concertos, palestras, visitas guiadas, visitas temáticas, e o que mais o que lhes aprouver.

Mas não é só. Graças à Misericórdia temos beneficiado das contrapartidas que resultam da sua estratégia de recuperação do seu extensíssimo património edificado. O Palacete Araújo Porto, distinguido já  em 2017 com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, é disso um excelente exemplo. Já viste como está magnífico? Mas há outros bons exemplos, nomeadamente no setor do imobiliário para arrendamento. Nada que soe estranho... é que a Misericórida do Porto é, tão só, o mais importante senhorio privado da cidade.

Mas foquemos-nos no futuro e que nas boas novas que ele nos trará.

Sabes onde fica o futuro?

No Parque e Casa da Prelada.

Para além do projeto de reabilitação do Parque da Prelada, já em curso, e que o transformará num complexo lúdico-desportivo (que servirá para acolher o Centro Hípico Internacional do Porto, um parque para uma centena de autocaravanas, circuitos para a prática espontânea de desporto, espaços para concertos ao ar livre, e o futuro Centro de Interpretação da obra de Nicolau Nasoni), projeta-se que o Parque da Prelada possa unir-se de novo aos Jardins e à Casa da Prelada, como em tempos idos, antes da construção da infernal Via de Cintura Interna, quando esta fabulosa Quinta era uma só.

Ao que parece não falta vontade.

...

Pois que não falte também o dinheiro.



O D. junto à Araucária que se encontra no centro do labirinto de bucho 
projetado por Nicolau Nasoni, nos Jardins da Casa da Prelada. 

Sim! Nós sabemos como lá chegar! :) 









Comentários