Minhocas?

Qualquer motivo me serve quando se trata de ir até Serralves. Este domingo havia, contudo, um motivo mais para lá ir. Falo da Festa do outono.

Esta festa realiza-se anualmente, já há vários anos, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a preservação dos recursos essenciais à vida, como a biodiversidade, a sustentabilidade ambiental, a água e os solos. É sobretudo dirigida às famílias e conta por isso com, para além de vários espetáculos de teatro, música e dança ao ar livre, muitos ateliers para miúdos, oficinas de experimentação de artes antigas ligadas à nossa tradição rural, assim como visitas aos currais onde estão os animais da quinta.

De todas as oficinas em que participámos, houve uma que achei particularmente divertida. Tratava de minhocas - sim, de minhocas!, das suas particularidades e de como podem contribuir para o equilíbrio do ecossistema, poupança da água e fertilidade do solo.

Sabias que as minhocas são hermafroditas, invisuais, respiram pela pele, têm vários corações, imensa força e um apetite que as leva a consumir o seu peso em comida, todos os dias?

Não sabias, pois não?...

Pois agora que sabes, já minhocas (como eu) um pouco mais!










Comentários