E sabes que mais?

O Museu do Carro Elétrico reabriu as suas portas em novembro passado, após um longo período em que se manteve fechado devido a obras de remodelação, e nós fomos até lá!

Alojado na Central Termoelétrica de Massarelos, no Porto, mesmo em frente ao rio Douro, o Museu alberga hoje uma coleção incrível de carros elétricos históricos, outrora destinados ao transporte coletivo de passageiros. Entre os vários veículos que lá podes encontrar, há o “Americano”, datado de 1895 e um dos primeiros carros eletrificados a circular nas ruas da cidade; o “Belga”, no qual passeámos o ano passado na noite europeia dos museus; e alguns carros fabricados nas oficinas da extinta Companhia Carris de Ferro do Porto.

E agora, umas notas sobre a Central Termoelétrica de Massarelos, que comemorou o ano passado o seu centenário e que é lindíssima!

Até à década de 40, a central de Massarelos produzia energia suficiente para alimentar a rede de carros elétricos existentes na cidade do Porto, chegando a empregar mais de 1000 trabalhadores, a consumir quase 6 toneladas de carvão por hora, e ainda a garantir - se bem que parcialmente - a iluminação pública da cidade. Já nos anos 60, a central viu desativada a sua área de produção de energia, passando a funcionar como subestação de transformação de energia elétrica, para ainda hoje fazer funcionar as linhas de tração elétrica existentes na cidade, as linhas 1, 18 e 22.

E sabes que mais?

Podes passear de elétrico optando por comprar um bilhete misto que, por mais € 1,5, te permite aceder também ao Museu!

...

Pois agora que já sabes, é esperar por um fim de semana de sol.















Comentários