6 experiências obrigatórias a ter na Madeira! (Parte 2)

(1 ª parte deste TOP Madeira está aqui!)

#3 Subir ao Farol da Ponta do Pargo

Situado na ponta mais ocidental da ilha da Madeira, e erguendo-se a mais de 300 metros de altitude, o Farol da Ponta do Pargo está prestes a comemorar o seu centenário. Predispõe-te a um passeio de carro e vai até lá. Sobe ao farol. Enche o peito. E preenche a alma com vistas magníficas sobre o recortado das arribas e a imensidão azul do mar.

Nota  máxima para a amabilidade do faroleiro que nos acolheu este verão. Um continental que se rendeu aos encantos ilhéus e que, por isso, por ali tem ficado.








# 4 Ir à praia no Cais do Seixal

A praia do cais do Seixal, na costa norte da ilha, é uma praia linda, de areia preta e mar tranquilo, e em cuja uma das extremidades se encontra uma escarpa de vegetação verde e abundante. Esta é uma praia recente, que surgiu com a construção de um porto de abrigo para a pesca, e a acumulação de inertes que se lhe seguiu. Antes do regresso, pára na Residencial Solimar e delicia-te com o filete de espada acompanhado com arroz de lapas. Outra alternativa ali perto, no Chão da Ribeira, é a Casa de Pasto Justiniano. Contrariamente ao que se diz, a melhor espetada da ilha não está no Estreito de Câmara de Lobos, mas aqui!...











# Percorrer uma Levada

A Madeira é conhecida pelos seus trilhos pedestres e isso deve-se, fundamentalmente, à sua rede de levadas. A ilha encontra-se rasgada por um sofisticado sistema de transporte de água para o regadio e esses caminhos de água têm servido de base à constituição de pequenas rotas para trilhar a pé. Devido às condições do terreno (muito acidentado), do clima (caraterizado por transições bruscas entre as zonas baixas e altas), e até de conservação dos percursos, a generalidade destes trilhos não é adequada para os miúdos. É o caso, por exemplo, da Levada do Rei (até ao Ribeiro Bonito) que percorremos este verão pela primeira vez. Há, contudo, pelo menos um a que os pode levar. Refiro-me ao percurso Ribeiro Frio – Balcões. O trilho é belíssimo e as vistas a partir do Miradouro dos Balcões são indescritíveis.








Comentários