"Upcycle Children's Art"

Quem me acompanha por aqui, já sabe que o meu filho D. adora desenhar. Basta-lhe uma caneta Bic e, num piscar de olhos, lá vemos sair da ponta do seu bico (de escrita fina!) um monstro, um animal, um super-herói ou qualquer outro ser que caminhe, nade, voe ou rasteje.

Por força do contágio talvez, também a A. tem demonstrado um gosto cada vez maior pelas atividades de expressão plástica, sobretudo por aquelas que envolvem pintar. Lápis de cera, de cor, canetas de feltro, aguarelas ou guaches. Nada lhe escapa quando se trata de colorir uma folha de papel branca.

A produção artística é portanto intensa aqui em casa.

Precisamente por isso, achei divertido um post recente que li no blog Honest to Nod (da marca norte-americana de mobiliário e acessórios infantis Land of Nod) no qual eram apresentadas algumas sugestões para dar um rumo feliz aos desenhos e pinturas que a criançada produz. Adicionei mais 2 ou 3 sugestões que encontrei por aí e voilá, aqui está um post um pouco diferente do que me é habitual.

Queres tomar nota?...

. Empilha todos os desenhos e faz com eles um livro. Será assim mais fácil guardá-los, além de que poderão revisitá-los sempre que queiram.

. Digitaliza os melhores desenhos, compõem-nos de forma artística, misturando fotografias, textos e datas, e cria um álbum digital. O Natal está aí e esta é uma prenda muito original!







. Usa os desenhos para embrulhar presentes. Agradece quem recebe, assim como o ambiente.

. Recorta detalhes dos desenhos e cola-os nos cartões para as prendas.



. Faz com eles um conjunto de triângulos e costura uma grinalda de bandeirolas. Usa-a como decoração do quarto ou de uma festa!


. Recortem-nos, misturem-nos e colem-nos criando novas composições. Sobre estas colagens, incentiva-os a rabiscar e a pintar outra vez.



. Recortem-nos, misturem-nos e construam com eles um mobile para o berço do irmão ou primo mais novo, ou para usar como elemento decorativo no quarto dos miúdos.



. Envia-os por correio para um familiar ou amigo que esteja longe. Aproveita e explica-lhes como funcionam os Correios. Há quanto tempo não compras um selo?...

. Expõem-nos! Há várias soluções para os colocar ao alcance do olhar. Fixa-os na parede usando washi tape ou pendura-os temporariamente usando uma solução de cabo aço e clips, ou uma simples corda e molas. Poderás ainda colocá-los à vista de todos numa prateleira para molduras do IKEA.



. E porque não emoldurá-los? Cai na real. A (pouca) arte que é mais valiosa do que esta, é precisamente aquela que nunca poderás comprar!




Todas as imagens via Pinterest.

Comentários