"Agora eu era um tropa"

A festa anual dos Museus aconteceu no fim de semana passado e as propostas eram muitas e boas. Acabei por escolher-lhes um programa que, por todas as razões que me ocorrem e ainda por todas as outras que te possam ocorrer também, nada tinha de óbvio!

"Agora eu era um tropa", foi a atividade eleita.

A decorrer no Museu Militar do Porto, a proposta era fingirem-se soldados recruta! Para isso fardaram-se, pintaram a cara de camuflagem e responderam à voz de comando do pelotão aprendendo, com verdadeiro espírito de corpo, como se faz um tropa. Pelo meio, ouviram sobre a organização e funcionamento do exército português e o papel que o mesmo teve na revolução de abril e no consequente processo de extinção da PIDE (que, para quem não sabe, operou durante anos a fio a partir precisamente dali, do edifício onde hoje mora o Museu Militar). Tempo houve também para, em equipa, cumprirem uma missão que os levou a explorar o Museu, a sua maravilhosa coleção de 16.000 soldadinhos de chumbo assim como a suposta espada de Afonso Henriques que lá é mostrada.

...

Pelo ambiente de amizade e cooperação que se criou, pelo que aprenderam e ainda pelo que se divertiram, a atividade superou todas as expectativas, deles e nossas!

Parabéns ao Museu Militar do Porto pela iniciativa e, sobretudo, ao Praça Almendra pelo modo absolutamente fantástico como acolheu e orientou, sempre com firmeza e igual sentido de humor, os nossos miúdos.

Regressaremos com certeza e, dessa vez, para festejar convosco um dos próximos aniversários!






















Comentários